Acesso a Vale Vêneto é pauta de audiência na Secretaria dos Transportes

Prefeito e vereadores reúnem-se com o titular da pasta dos Transportes para solicitar acesso asfáltico a São João do Polêsine

Reunião definiu detalhes sobre o encaminhamento da obra
Reunião definiu detalhes sobre o encaminhamento da obra - Foto: Érika Ferraz/Ascom ST
Por Érika Ferraz / Edição: Kika Rauber

Dado o potencial turístico na Região Central do estado, como o festival de inverno, a semana cultural italiana e eventos de cunho religioso, a região movimenta cerca de 60 mil pessoas por ano.

Para garantir a segurança de quem opta por utilizar a ERS-149 para se deslocar até São João do Polêsine, o prefeito Matione Sonego e o presidente da Câmara de Vereadores, João Vernier, estiveram na Secretaria dos Transportes, na segunda-feira (19), para solicitar a conclusão do asfalto dos seis quilômetros restantes da VRS-823 que interligam o Distrito Turístico do Vale Vêneto até a ERS-149.

Durante a reunião com o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, foi sugerido um convênio entre o Estado e os municípios de São João do Polêsine e Restinga Sêca. “Iremos apurar o custo da obra e veremos se é possível fazer o governo licitar a mesma”, afirmou o secretário.

Secretário junto ao deputado Adolfo Brito e vereadores de Polêsine
Secretário junto ao deputado Adolfo Brito e vereadores de Polêsine - Foto: Érika Ferraz/Ascom ST

Westphalen ainda esclareceu que a situação será analisada sob o aspecto jurídico e, após, o órgão deverá se manifestar sobre a possibilidade de concluir a obra em parceria. “Essa conclusão influencia diretamente no desenvolvimento destes municípios, vamos nos empenhar em buscar soluções para esse asfalto”, concluiu o titular da pasta dos Transportes.

Segundo o deputado estadual, Adolfo Brito, também presente na reunião, a conclusão é fundamental para economia da região. “A audiência foi muito importante, e, tão logo haja definição sob aspecto legal, a decisão será comunicada a São João do Polêsine e a Restinga Sêca”, concluiu.

RST-348

Na mesma oportunidade vereadores de Agudo, município também pertencente a Região Central do RS, buscaram soluções para as condições precárias do acesso de Rincão Despraiado, na RST-348, conhecido como Esquina Goltz.

“Tivemos relatos de muitos acidentes. É uma curva muito fechada”, relatou o presidente da Câmara de Vereadores de Agudo, Mauro Raddatz. Segundo o vereador, seria necessária a construção de uma rótula ou refúgio, além do alargamento da faixa.

Secretário acompanhado dos vereadores de Agudo, Mauro Raddatz e Alexandre Neu, jundo ao deputado Adolfo Brito - Foto: Érika Ferraz/Ascom ST

O secretário Pedro Westphalen solicitou agenda com autoridades da região, para vistoria da situação atual acesso. “Técnicos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, o Daer, visitarão a localidade para verificar se é possível viabilizar a obra”, concluiu o secretário.

Também presente, o vereador de Agudo, Alexandre Neu e os vereadores de São João do Polêsine, Milvo Vizzotto e Assis Cadore.