Acesso municipal a Garruchos recebe investimento superior a R$ 1,8 milhão

As obras visam melhorar as condições de trafegabilidade nos 60 quilômetros de extensão. Ao todo, serão investidos R$ 1,8 milhão na estrada, recurso proveniente do Tesouro do Estado.
Desde setembro de 2017, a rodovia não pavimentada está com serviços de revestimento primário - Foto: Divulgação/Daer
Por Liana Ramos Carvalho/Ascom Daer

A Secretaria dos Transportes junto com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) deve concluir em março deste ano a recuperação da ERS-176, localizada entre Garruchos e Santo Antônio das Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Desde setembro de 2017, a rodovia não pavimentada está com serviços de revestimento primário para melhorar as condições de trafegabilidade nos 60 quilômetros de extensão. Ao todo, serão investidos R$ 1,8 milhão na estrada, recurso proveniente do Tesouro do Estado.

“Esse montante será utilizado para melhorar significativamente a ERS-176, facilitando a sua manutenção pelos próximos quatro anos. A camada de cascalho que está sendo implantada reduzirá os custos da conservação, uma vez que não será mais necessário utilizar o material nas intervenções periódicas”, explica o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen.

O titular da pasta dos Transportes destacou a atuação das lideranças regionais, “A recuperação dessa rodovia foi discutidas muitas vezes em reuniões na Secretaria. A mobilização dos prefeitos e vereadores foi fundamental no processo de andamento desta obra,” concluiu o secretário

Atualmente, a Construtora Alegretense – empresa contratada através de licitação – realiza a reconstituição da pista, limpeza e melhoramento das valas laterais de drenagem e colocação de cascalho em todo o segmento. “Começamos pelo quilômetro zero e estamos no 50, com 75% dos serviços concluídos, o que só foi possível graças ao apoio do secretário Westphalen e do Governador Sartori”, afirma o diretor-geral do departamento, Rogério Uberti.

O dirigente conta que as atividades devem avançar por toda a extensão do acesso, que receberá, ainda, novos serviços de patrolamento e compactação. “Iremos entregar à população um trabalho de qualidade que irá, de fato, fazer a diferença para quem transita pela região”, finaliza Uberti.