Ações da secretaria dos Transportes e do Daer na ponte Tramandaí-Imbé tranquilizam lideranças do Litoral Norte

Autarquia garante que tráfego é seguro dentro do limite de peso estabelecido no trecho

Equipes de manutenção reforçaram estacas de concreto da estrutura
Equipes de manutenção reforçaram estacas de concreto da estrutura - Foto: Júlio Cunha Neto/Daer

Representantes da comunidade do Litoral Norte do Rio Grande do Sul saíram satisfeitos de uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (15) com engenheiros do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Durante o encontro, os técnicos apresentaram um relatório favorável às condições estruturais da Ponte Giuseppe Garibaldi, na travessia entre os municípios de Tramandaí e Imbé.

A audiência foi realizada no gabinete do prefeito de Imbé, Pierre Emerim, e teve a presença do diretor de Infraestrutura Rodoviária do Daer, Luciano Faustino; do superintendente de Obras de Arte Especiais, Ricardo Vuaden; do superintendente regional de Osório, João Batista de Almeida; e do engenheiro Roberto Luiz Zago. Eles explicaram que o departamento tem monitorado constantemente as condições da ponte e realizado os serviços necessários para a manutenção da estrutura.

“Sabemos da importância dessa travessia não apenas para os moradores, como também para toda a população que se desloca ao Litoral Norte”, assegurou Faustino. “Por esse motivo, reforçamos recentemente as cabeças das estacas de concreto e, no mês passado, ampliamos as escoras de madeira conforme havíamos previsto em nosso cronograma de ações.”

Em reunião na prefeitura de Imbé, engenheiros do departamento apresentaram relatório das ações realizadas na ponte - Foto: Júlio Cunha Neto/Daer

O superintendente Vuaden afirmou que, nas atuais condições, a ponte pode ser utilizada com segurança, desde que seja respeitado o limite de peso de 24 toneladas. “Por isso, não basta que façamos as devidas intervenções no trecho. É necessário, ainda, que os usuários ajam com responsabilidade”, alertou.

A reunião foi proposta pelo deputado estadual Gabriel Souza após a comunidade demonstrar preocupação quanto ao estado da Ponte Giuseppe Garibaldi. As manifestações foram publicadas, principalmente, nas redes sociais. “Estamos impressionados com o conhecimento técnico dos engenheiros do Daer e esse acompanhamento que tem sido feito deixa-nos mais tranquilos”, avaliou o líder do governo na Assembleia Legislativa.

Nos próximos dias, o Daer deve receber um laudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec). O documento fornecerá informações complementares sobre as condições da ponte.