Aeroporto de Passo Fundo é tema de audiência na Secretaria dos Transportes

Serviços, orçados em R$ 55 milhões, são considerados prioridade para desenvolvimento da aviação regional

Por Juliana Pretto/Ascom ST

As obras de ampliação do Aeroporto Lauro Körtz, em Passo Fundo, estão entre as prioridades do governo do Estado, da Secretaria dos Transportes e do Departamento Aeroportuário (DAP). Por esse motivo, encontros com lideranças do Norte gaúcho são realizados para informar a comunidade quanto aos avanços do projeto. Nesta segunda-feira (23), o deputado federal Cajar Nardes, acompanhado de vereadores de Passo Fundo, foi recebido pelo secretário Humberto Canuso para saber os trâmites necessários à abertura do edital de licitação.

O titular da pasta dos Transportes destacou que o governo monitora diariamente as análises finais da Central de Licitações do Estado (Celic) e da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). “Faltam alguns detalhes a serem resolvidos para que seja lançado o processo licitatório. Este é um compromisso que nós temos para potencializar a aviação regional”, comunicou Canuso.

O presidente da Comissão Especial Mista de Acompanhamento da Reforma e Ampliação do Aeroporto, vereador Paulo Neckle, reforçou o pedido a Canuso e à diretora do DAP, Lígia Barreto, que também estava presente na audiência. “Esta é uma luta de todos. Não só a comunidade, mas os empresários e autoridades se uniram em prol do aeroporto”, destacou. “Eu também acompanho os esforços da Secretaria dos Transportes e do DAP, que não desistiram em nenhum momento da ampliação do Lauro Körtz e se debruçaram nesta demanda”, finalizou o parlamentar.

O secretário Canuso comentou, ainda, que o processo licitatório será realizado através de Regime Diferenciado de Contratação (RDC). “É uma modalidade que acelera todas as etapas de licitação e o início dos serviços de ampliação do aeroporto”, explicou. A empresa ou consórcio que vencer o certame será responsável pela elaboração do projeto executivo e, posteriormente, pela execução das obras. Os serviços estão orçados em R$ 55 milhões e contam com recursos da União, com contrapartida do Estado.

A diretora Lígia Barreto afirmou que todos os trâmites são informados às autoridades interessadas. “O processo precisa ser cumprido em todas as suas etapas e sempre que há uma novidade ou atualização nós repassamos a vocês. Agora, precisamos estar atentos aos detalhes que faltam para ser lançado o edital de licitação. Cada passo dado em prol do aeroporto precisa ser comemorado”, ressaltou.

Também estavam presentes na reunião o vereador Rudimar dos Santos e o ex-vereador Eduardo Peliciolli.

ACORDO DE RESULTADOS

A ampliação e modernização do Aeroporto de Passo Fundo integra o Acordo de Resultados 2018, assinado por todas as secretarias e vinculadas e que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Os compromissos firmados envolvem o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.