Região da Campanha se mobiliza para volta de voos comerciais

Secretário dos Transportes participou de reunião em Bagé nesta terça-feira

reunião em Bagé motiva retomada de voos
Reunião em Bagé busca retomada de voos - Foto: Cristiano Guerra

Na busca da retomada de voos no Aeroporto Internacional Comandante Gustavo Kraemer, em Bagé, a região da Campanha mobilizou-se, nesta terça-feira (10), durante encontro com a presença do secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, e o diretor de Assuntos Institucionais da empresa Azul Linhas Áreas, Ronaldo Veras.

No evento o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, destacou junto as lideranças presentes, as potencialidades da Região da Campanha e a importância da retomada dos voos, no intuito de promover o interesse de empresas aéreas para operar linhas na região.

O titular da pasta dos Transportes, intermediador da reunião, reiterou a importância para a economia do estado através da retomada das linhas, “o acesso facilitado é insumo fundamental para o incremento da economia destes municípios e, em especial, para gerar emprego, renda e desenvolvimento” afirmou Westphalen.

Participaram da reunião, o deputado estadual, Luís Augusto Lara, os prefeitos de Lavras do Sul, Sávio Prestes, Pinheiro Machado, José Antônio Duarte Rosa, Hulha Negra, Renato Machado e Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire, reitores Unipampa e URCAMP, o coordenador da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa representando o deputado Frederico Antunes, Cristiano Guerra, vereadores e demais lideranças da região da Campanha.

Conforme lideranças regionais, o aeroporto será referência para das demais cidades como Pinheiro Machado, Candiota, Lavras do Sul, Aceguá, Dom Pedrito, dentre outras.  No final do evento, ficou acordado que novos desdobramentos em torno do esforço para a retomada dos voos na região deverão acontecer em breve.

reunião em Bagé motiva retomada de voos

Empenhada também na busca das operações do terminal junto ao prefeito municipal, a vereadora bajeense, Sônia Leite (em licença médica, representada no evento pelo esposo Adão Leite), destacou que é um sonho acalentado pela comunidade de Bagé, “é uma luta que perdura nove anos, e agora através desta ligação que temos junto ao secretário Pedro, que corresponde sempre aquilo que o confiamos, esperamos por essa realização. A demonstração de força das nossas lideranças vem de encontro para alavancar os voos que vão potencializar a nossa região” concluiu a vereadora.

A Azul Linhas Áreas já opera nos aeroportos de Passo Fundo, Santo Ângelo e Uruguaiana através do Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional – PDAR.

Aeroporto Internacional Comandante Gustavo Kraemer

O aeroporto que atualmente recebe cerca de 60 aeronaves entre táxis aéreos e helicópteros, operou voos regulares durante 18 anos, entre 1980 até 1998, tendo sua maior demanda em 1984, onde mais de 2,5 mil aeronaves circularam pelo espaço aéreo de Bagé.

Sobre o PDAR-RS

O Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria dos Transportes, têm intuito de promover o desenvolvimento econômico, social e turístico do RS através da ampliação das rotas de voos regulares nos aeroportos regionais. O PDAR-RS prevê a concessão de incentivos fiscais para as empresas de transporte aéreo que aderirem ao programa.

Informações: Cristiano Guerra

Texto/Edição: Kika Rauber