Começam obras de pavimentação do acesso a Faxinal do Soturno

Investimentos do programa Acessos Municipais também beneficiarão Ivorá e São João do Polêsine

Além da terraplanagem, será realizada a drenagem e pavimentação da rodovia
Além da terraplanagem, será realizada a drenagem e pavimentação da rodovia - Foto: Divulgação/Daer
Por Ascom Daer/ Edição: Ascom ST

Os moradores de Ivorá, Faxinal do Soturno e São João do Polêsine terão um importante corredor de tráfego pavimentado ainda este ano: a ERS-348. A obra, que ocorre na Região Central do estado, ligará a BRS-158 à RSC-287. Os serviços são uma iniciativa do governo do Estado por meio da Secretaria dos Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

No momento, o segmento de 2,3 quilômetros no acesso a Faxinal do Soturno recebe serviços de terraplanagem. “Essa rodovia possui o caráter de ligação regional, pois servirá de alternativa para a região do Planalto Central e vales do Taquari e Jacuí, Região Metropolitana e Porto do Rio Grande, além de contribuir com o deslocamento dos moradores dos municípios próximos à estrada”, afirma o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti.

Para os trabalhos nos 25,5 quilômetros, são investidos, aproximadamente, R$ 14 milhões através do programa Acessos Municipais. Além da terraplanagem, será realizada a drenagem e pavimentação da rodovia. O prazo de execução contratual com a empresa Brasília Guaíba é de 24 meses. “Mas a intenção do departamento é finalizar esse acesso municipal o mais breve possível”, garante Uberti.

Programa Acessos Municipais

O programa Acessos Municipais, executado pelo governo do Estado através da Secretaria dos Transportes e do Daer, tem como objetivo a pavimentação das rotas de chegada a comunidades do interior do Rio Grande do Sul, interligando-as com os principais corredores da malha pavimentada do estado. As obras em andamento são financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Desde janeiro de 2015, já foram concluídos onze acessos a municípios em diversas regiões gaúchas. Outras 18 rodovias estão com obras em andamento e devem ser inauguradas ao longo de 2018. Nesse mesmo período, já foram investidos R$ 170 milhões, financiados junto ao BNDES.

Acordo de Resultados

O programa Acessos Municipais está entre as prioridades do Acordo de Resultados. Assinado por todas as secretarias e vinculadas, ele consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado e envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade, com o objetivo de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.