Comitiva de Bento Gonçalves solicita a revitalização da ERS-444

Pedido é para potencializar o turismo na região do Vale dos Vinhedos

Por Juliana Pretto / Kika Rauber

O município de Bento Gonçalves tem registrado, ano após ano, um aumento expressivo no número de turistas, chegando a 1 milhão e 300 mil em 2016”, declarou o vereador Volnei Christofoli em audiência com o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, nesta quarta-feira (13). A declaração da liderança, que estava acompanhado de uma comitiva da cidade, ressaltou a importância do turismo na região, principalmente no Distrito do Vale dos Vinhedos.

A localidade é o principal ponto turístico de Bento Gonçalves, pois impulsiona a economia local e do RS. Assim, os representantes solicitaram no encontro o recapeamento asfáltico da ERS-444, na ligação entre a BR-470 e o município de Monte Belo do Sul, na região do Vale dos Vinhedos, bem como a melhoria na sinalização. De acordo com o vereador Christofoli, “os visitantes se ressentem pela falta de segurança oferecida pelas condições da estrada. Hoje, os veículos leves de visitantes e comunidade local, ônibus de turismo e caminhões enfrentam diversos buracos e sinalização precária, sempre havendo o risco iminente de acidentes, o que por si só justifica nossa preocupação”, destacou a liderança.

O vice-presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos - Aprovale, Avelino Filho, afirmou a importância da obra para o distrito. “O Vale dos Vinhedos é o cartão do postal do RS, é a nossa “menina dos olhos”. O distrito recebeu, em 2016, 410 mil visitantes de todo o Brasil e também do exterior. Precisamos da revitalização da nossa estrada para gerar empregos, movimentar vinícolas e impulsionar a região”, concluiu Filho.

Westphalen mencionou que Bento Gonçalves possui uma forma de crescimento fantástica através do turismo e que unirá esforços para dar as melhores condições de trafegabilidade à ERS-444. “As ações que realizamos no estado foram fruto de mobilizações iguais a de vocês. Vamos estudar o pedido de vocês para conseguirmos realizar o recapeamento asfáltico e minha ideia é colocar a obra no Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema Bento), gerenciado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – Daer”, finalizou o titular da pasta dos Transportes.

O Crema prevê obras de recuperação completa, drenagem, sinalização e serviços de manutenção de trechos pavimentados.

Estavam presentes na reunião os integrantes da diretoria do Centro de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves - CIC, Beatriz Carvalho e Leocir Glowwaski; o presidente da Expobento, Laudir Piccoli; o presidente da Associação dos Moradores do Vale dos Vinhedos, Lasiê Batisti e a assessora, Jocimara Nunes.

Acordo de Resultados

O programa Crema integra o Acordo de Resultados 2017, assinado por todas as secretarias e vinculadas e que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.