Comitiva de Horizontina busca conclusão da ERS-305

Término da rodovia é grande expectativa para empresas e moradores da região

Por Érika Ferraz / Edição: Kika Rauber

A finalização da ERS-305, que interliga Horizontina e Crissiumal, é aguardada há anos pela região, justificado pelo intenso fluxo de caminhões que saem das mais importantes fábricas, dentre elas, do segmento de máquinas e equipamentos agrícolas. Seus produtos fabricados na região são distribuídos por todo país, mas por ser um município essencialmente agrícola, os produtores rurais são os mais penalizados nos períodos de plantio e colheita por enfrentarem dificuldades ao fazer uso da estadual.

Em busca de soluções, o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, recebeu o prefeito de Horizontina, Antonio Lajús, em seu gabinete na Secretaria dos Transportes, na manhã de segunda-feira (19), para tratar de melhorias que possam ser feitas na rodovia. “Todos os caminhões pesados, passam por dentro da cidade. A respectiva estrada encurta caminho ao estado vizinho de Santa Catarina. Com a conclusão da ERS-305, teremos uma espécie de corredor de negócios e oportunidades”, argumentou o prefeito.

Dos 89,73 quilômetros, 36 não possuem asfalto, sendo esta, a rodovia que dá acesso ao maior número de municípios da região. Entre o trajeto Horizontina - Crissiumal, há 18 quilômetros de cascalho, e no começo do trecho, há uma semi-base de asfalto, serviço realizado há pouco meses pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rogadem – Daer.

A Comissão de Agricultores da Vila Cascata e a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária, ambos de Horizontina, são as agremiações que mais requerem esta demanda. “Agricultores sofrem com as condições precárias de trafegabilidade, fato que nos preocupa e certamente deverá se agravar frente ao escoamento da safra que se aproxima”, relatou o vereador de Horizontina, Diogo Weiss.

Westphalen afirmou que irá buscar providências necessárias a fim de que sejam retomadas as obras para conclusão da ERS-305. “Com o regime de recuperação fiscal aprovado, com esforço do governador Sartori e sua base é possível darmos andamento as obras”, concluiu o secretário.

Estiveram presentes durante a audiência Bruna Niedermaier, chefe gabinete de líder do Governo; Rafael Godoy, presidente da Câmara de Vereadores de Horizontina; os deputados estaduais Sérgio Turra e Gabriel Souza; e os vereadores de Horizontina, Diogo Luiz Weiss, Oldair Bianchi e Lucas Stoll e o representante da região da Grande Santa Rosa, Leandro Roberto Maehler (Pato).