Daer reforça fiscalização e alterações no tráfego durante o Carnaval

Medidas têm como objetivo maior segurança e fluidez do trânsito nas estradas estaduais

Fiscais da autarquia verificam condições do transporte intermunicipal de passageiros - Foto: Divulgação/Daer
Por Assessoria de Comunicação Social Daer

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) preparou uma série de ações para facilitar o deslocamento dos usuários da malha viária gaúcha durante os festejos de Carnaval. As medidas incluem alterações no tráfego e fiscalizações no transporte intermunicipal.

A partir desta sexta (24) até a Quarta-feira de Cinzas (1º), os servidores da autarquia realizarão operações para verificar as condições dos veículos usados no transporte de passageiros na modalidade de fretamento e turismo. As ações concentram-se nas principais praias do Litoral Norte. Os fiscais também começaram ontem (23) a inspecionar as rodoviárias da região.

Além das ações de fiscalização, o departamento irá aplicar as mudanças já conhecidas na interseção da ERS-407 com a Estrada do Mar. Na sexta-feira, as equipes da autarquia estarão de plantão a partir das 14h para acionar o desvio assim que o tráfego na região se intensificar. De acordo com o diretor de Operação Rodoviária do Daer, Ricardo Citolin, a iniciativa obriga os veículos que utilizam a ERS-407 a ingressar na ERS-389 e fazer o retorno em frente ao posto do Comando Rodoviário da Brigada Militar em Xangri-lá.  “Esta alternativa vem funcionando muito bem desde o início do veraneio, reduzindo filas e evitando os congestionamentos. Mesmo com fluxo intenso, os veículos permanecem em movimento”, assinala.

Já a sinaleira instalada no entroncamento da ERS-118 com a ERS-040, entre Viamão e Gravataí, ficará em amarelo piscante após as 15h da sexta-feira (24) até às 15h de sábado (25). No domingo (26), a alteração começa às 16h e vai até as 9h da manhã de segunda-feira (27). Na terça (28), a sinaleira volta ao amarelo piscante também às 16h e será normalizada a partir das 10h da Quarta-feira de Cinzas. “Dado o grande número de pessoas que se deslocarão para o litoral, congestionamentos naturalmente podem acontecer. A medida, porém, visa à melhoria da trafegabilidade naquele ponto”, explica Citolin.

Segundo o diretor de Operação Rodoviária, para evitar passar o feriado de Carnaval preso no trânsito, é preciso evitar os horários de pico, além de dirigir com atenção. Nas estradas de acesso ao Litoral Norte, a previsão é de que o movimento seja intensificado a partir das 17h de sexta, e no sábado a partir das 15h. No retorno, a previsão é de que o fluxo de veículos aumente entre o final da tarde de terça e a manhã de quarta-feira.