Encascalhamento da ERS-305 é demanda do município de Crissiumal

Vereadores estiveram em encontro nesta terça-feira (12) na ST

Lideranças também solicitaram o recapeamento da ERS-207, que liga Crissiumal à Humaitá.
Lideranças também solicitaram o recapeamento da ERS-207, que liga Crissiumal à Humaitá - Foto: Juliana Pretto/ST
Por Juliana Pretto / Edição: Kika Rauber

Um dos maiores produtores de milho do Rio Grande do Sul, o município de Crissiumal preza para que as estradas que participam do escoamento da produção possam receber manutenção diária, a fim de obter progresso econômico na região. A atenção especial a este anseio antigo da comunidade foi o destaque do encontro entre os vereadores Paulo Haas, Maria Tormes e Solange Andres com o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen nesta terça-feira (12).

De acordo com o vereador Haas, é urgente a realização do encascalhamento da ERS-305 entre os municípios de Três Passos, Crissiumal e Horizontina, “porque, como já é do conhecimento de todos, essa rodovia está quase intrafegável. O ideal seria o asfaltamento da estrada, sendo um pedido antigo da comunidade e também das outras cidades, mas sabemos que, devido a impossibilidade para a realização da obra asfáltica, o que se busca de forma urgente é o encascalhamento”, disse a liderança.

Os produtores primários e a importância da continuidade do escoamento da produção pela rodovia foram lembrados pela vereadora Maria Tormes. “O milho é a produção mais importante do nosso município, mas também destaco os produtores de leite e tabaco de Crissiumal. Estes trabalhadores, junto com suas famílias, precisam e muito que olhem com atenção às suas demandas e permitam que continuem se desenvolvendo. Esta é uma obra importante que atinge toda a região”, disse a vereadora.

Westphalen informou aos representantes municipais que existe orçamento para o encascalhamento da rodovia e que nos próximos meses o Daer já dará andamento na obra. “Existe recurso dentro da Conserva Rotineira para esta obra e agora, a secretaria dos Transportes através do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – Daer, fará a manutenção desta rodovia. A partir da mobilização de vocês e do nosso empenho nós traremos a trafegabilidade da via de volta, e a produção primária continuará desempenhando o seu fundamental papel regional”, finalizou o secretário.

Os vereadores também aproveitaram para solicitar respostas sobre o recapeamento da ERS-207, que liga Crissiumal à Humaitá. Conforme Westphalen, o pedido será encaminhado ao Daer.