Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Fundações da ponte na Avenida dos Municípios iniciam este mês

Daer apresentou cronograma das obras nesta sexta-feira (10)

Publicação:

Primeiros elementos para a estrutura da ponte chegam ao canteiro de obras dia 16
Primeiros elementos para a estrutura da ponte chegam ao canteiro de obras dia 16 - Foto: Arquivo/Daer
Por Assessoria de Comunicação Social - Daer

Os próximos passos da obra que vai interligar as cidades de Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga, no Vale do Sinos, foram anunciados hoje pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A ponte sobre o Arroio Pampa, na Avenida dos Municípios, deve começar a ser construída ainda em novembro.

Conforme prometido esta semana durante uma audiência pública realizada na Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, apresentou o cronograma dos serviços nesta sexta-feira (10). De acordo com o dirigente, no próximo dia 16 serão disponibilizados os primeiros elementos estruturais para iniciar a construção da ponte.

São 24 estacas de concreto, todas pré-moldadas. Com esse tipo de material, proporcionaremos agilidade e um custo menor à obra”, especifica. “Na semana posterior, a partir do dia 20, terá início a cravação das estacas no solo e avançaremos na execução das fundações”, projeta.

A expectativa é que a instalação das estacas seja concluída em vinte dias. Na sequência, a empresa contratada pelo Daer começará a concretagem dos quatro blocos que compõem a estrutura. A conclusão da obra está prevista para maio de 2018.

Sabemos do passivo que essa obra representa para o departamento e não descansaremos até que consigamos, finalmente, entrega-la à comunidade”, ressaltou Uberti. “Superamos a etapa de sondagens no solo e, uma vez iniciada a construção da ponte em si, os trabalhos ganharão o ritmo que tanto desejamos.”

A ponte da Avenida dos Municípios, em Novo Hamburgo, terá 44 metros de comprimento por 12,6 metros de largura e conta com recursos de R$ 1,48 milhão do Tesouro do Estado. O investimento é do governo, através da Secretaria dos Transportes e do Daer.

Secretaria de Logística e Transportes