Governo comemora investimento de R$ 40 milhões em rodovias do Vale do Paranhana

Recursos são provenientes da captação da praça de pedágio da EGR, em Campo Bom.

Sartori vistoriou obras de duplicação, no trecho entre a ERS-020 e a ponte sobre o Arroio Tucanos, em Taquara - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Por Letícia Bonato/ Edição: Léa Aragón/ Secom e Ascom ST

A região do Vale do Paranhana comemora, nesta terça-feira (19), o anúncio de um conjunto de obras para melhorias das rodovias ERS-239 e ERS-115. O principal investimento, a duplicação de trecho da ERS-239, em Taquara, deve beneficiar o tráfego entre a Região Metropolitana, Serra e Litoral, oferecendo maior segurança para os moradores e mais acessibilidade para a comunidade das instituições empresariais e educacionais da localidade. Ao todo, são R$ 41,8 milhões em obras.

O governador José Ivo Sartori vistoriou as obras de duplicação, no trecho entre a ERS-020 e a ponte sobre o Arroio Tucanos, em Taquara, e assinou a ordem de investimentos da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) - vinculada à Secretaria dos Transportes, nas regiões. “São obras que priorizam a vida e a segurança. Estamos falando de mais de R$ 40 milhões em investimentos, todos com recursos dos pedágios, sem qualquer financiamento ou aporte do Tesouro do Estado. É só administrar direito e cuidar que as obras vão acontecer”, esclareceu. Os recursos são provenientes da captação da praça de pedágio de Campo Bom, administrada pela EGR.

Sartori citou como exemplos da busca por uma melhora na infraestrutura rodoviária os eventos da inauguração do viaduto Fritz e Frida, na RSC-287, em Santa Cruz do Sul, e a assinatura do início das obras do elevado do km 11 da ERS-040, no entroncamento com a 118, em Viamão. “Todos sabem que o Estado enfrenta dificuldades financeiras, principal motivo pelo qual não foi possível fazer mais e mais rápido. Mas nunca ficamos paralisados, e os investimentos em infraestrutura comprovam isso. As expectativas da comunidade também são nossas expectativas. Nunca fui de fazer falsas promessas, a demagogia e o populismo têm que acabar um dia. Trabalhamos para consertar e fazer o que precisa ser feito”, afirmou.

O diretor-presidente da EGR, Nelson Lídio Nunes, comentou que todos os investimentos na região atendem uma demanda aguardada há pelo menos uma década pela comunidade. “A empresa tem feito uma série de investimentos na região, e, por orientação do governador, só iniciamos uma obra quando temos recursos suficientes para iniciar e terminar.  Tudo o que fazemos é pela comunidade e não pela empresa. A comunidade deve sair bem servida”, disse.

Conforme Lídio Nunes, a EGR deve atingir R$ 180 milhões de investimentos somente neste ano. Ao todo, contando com os recursos empregados em materiais asfálticos de suporte às empreiteiras, a empresa investiu cerca de R$ 70 milhões na região.

Conforme o engenheiro da EGR, Luís Fernando Vanacor, as obras que já estão finalizadas são a da rua lateral e prolongamento do estoque, do km 15 ao 16 da ERS-329; o retorno entre a ERS-239 e ERS-115 e a rua lateral de acesso a Feevale, do km 15 ao 16 da ERS-239.

Reconhecimento da comunidade

Tito Lívio Jaeger Filho, de Taquara, agradeceu em nome dos prefeitos. “Sabemos da realidade e temos que reconhecer que o governador tem feito um esforço quase hercúleo para fazer o que tem feito no Estado. Taquara se sente lisonjeada por essas obras. Com muita alegria, só podemos desejar que as obras não parem”, afirmou.

Em nome da comunidade acadêmica  que transita pela rodovia, o diretor-geral das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), professor Delmar Henrique Backes, falou sobre a importância das obras para a região. “Nos preocupamos muito com as pequenas e médias empresas, e temos tido com o Estado há muitos anos convênios interessantes para protegermos o emprego que está nessas empresas, normalmente familiares. A gestão pública é muito importante e nós, dessa região, podemos ter orgulho dela. Temos bons gestores. Nos sentimos privilegiados pela EGR e pelo o governador, que é propulsor dessa melhoria na infraestrutura apesar das dificuldades”, observou.

Investimentos no Vale do Paranhana e Vale do Rio dos Sinos

Entre os investimentos da EGR que vão beneficiar as regiões Metropolitana, do Paranhana e do Rio dos Sinos, além do aporte investido anualmente em manutenção das rodovias por todo o estado, foram previstas e estão em andamento ou em fase de contratação as seguintes melhorias:

• Duplicação da ERS-239, entre a interseção da ERS-020 até a ponte sobre o Arroio Tucanos, do km 51 ao km 53,500, no valor de R$ 10,1 milhões com mais R$ 2 milhões de produtos ligantes asfálticos;
  • Obras no entorno da ERS-239, no valor de R$ 2,9 milhões (contrato em elaboração);
  • Implantação da passarela na ERS-239, no valor de R$ 2,3 milhões (contratação de serviços de engenharia);
  • Obras de melhorias na implantação de rua lateral junto à rodovia ERS-329 e prolongamento do estoque de veículos na frente da Feevale, contrato no valor de R$ 1,5 milhões;
  • Implantação de interseção de acesso ao Quartel do Corpo de Bombeiros de Taquara, na ERS-115, proposta do valor de R$ 1 milhão;
  • Projetos de duplicação da ERS-239 desde a ponte sobre o Arroio Tucanos até a ERS-474, no valor de mais de R$ 874 mil, e a duplicação da ERS-115 desde a ponte do km 2, em Taquara, até o km 10, em Igrejinha, de R$ 1,2 milhão (ambos em análise financeira).

Acompanharam a assinatura prefeitos da região, vereadores, deputados e representantes da comunidade acadêmica e empresarial de Taquara.

00:00:00/00:00:00

Governo comemora investimento de R$ 40 milhões em rodovias do Vale do Paranhana

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul