Humberto Canuso assume Secretaria dos Transportes do RS

O novo titular da pasta foi secretário adjunto dos Transportes em 2015

Engenheiro civil Humberto Brandão Canuso, 62 anos, assume posto em substituição a Pedro Westphalen - Foto: Fernanda Peron/Ascom ST

A Secretaria dos Transportes terá um novo titular. O engenheiro civil Humberto Brandão Canuso assume no lugar de Pedro Westphalen, que retomou o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa.

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e pós-graduado em Gestão e Controle da Administração Pública pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Canuso é auditor público externo aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde atuou por 21 anos (1991 a 2012). No TCE, exerceu os cargos de diretor-geral, assessor de conselheiro e da presidência, coordenador do Serviço Regional de Pelotas e da Consultoria Técnica.

Entre as outras funções que já desempenhou, estão as de secretário de Coordenação e Planejamento do município de Rio Grande, na década de 1980, diretor e secretário de Obras, Saneamento e Habitação do Estado (1996 a 1998) e consultor nas áreas de Engenharia e Administração Pública junto à Confederação Nacional dos Municípios, em 2013.

Ele afirma que dará continuidade à orientação do governador José Ivo Sartori de modernização do Estado para torná-lo mais eficiente, com políticas pensadas para servir às pessoas. "Dentro dessa visão geral, temos algumas prioridades na área da infraestrutura. Entre elas, posso destacar os programas de recuperação, pavimentação e conservação de rodovias, a duplicação da ERS-118, a modernização do Porto do Rio Grande e os investimentos na aviação regional", diz o novo secretário.

Canuso, 62 anos, foi secretário adjunto dos Transportes durante 2015 e, desde então, era assessor de gabinete de Westphalen.

Texto e edição: Secom