Obra de contorno irá facilitar o trânsito de veículos em David Canabarro

A obra traz segurança à população afirma prefeito

Conforme o prefeito a conclusão da ERS-129 aumentou o tráfego na estrada.
Conforme o prefeito a conclusão da ERS-129 aumentou o tráfego na estrada. - Foto: Bernardo Figueira
Por Texto: Bernardo Figueira - Edição: Kika Rauber

Visando melhorias na ligação entre a ERS-434 e ERS-129, onde há intenso trânsito na região nordeste do Rio Grande do Sul, o prefeito de David Canabarro, Marcos Oro, acompanhado do deputado estadual, Sérgio Turra, reuniu-se nesta segunda-feira (16) em reunião com o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen.

Conforme o prefeito a obra é pequena, envolve um contorno na Rua Ernesto Rissatto com mil metros, contudo, é de fundamental importância para qualidade de vida e segurança da população. “Nesta ligação não existe contorno. Por isso todo o trânsito está passando pelo centro da cidade. São caminhões pesados e pessoas circulando por ali com muita dificuldade. A conclusão da ERS-129 aumentou o tráfego de forma notável. Desta forma, é essencial que o pleito seja atendido”, salientou Oro.

O titular da pasta dos Transportes corroborou com as ponderações do prefeito afirmando que o contorno será estudo e executado pelo Daer.  “Nós temos convicção da importância desta obra, o departamento irá analisar e viabilizar o contorno”, concluiu Westphalen.

A ERS-129, mencionada pelo prefeito durante a reunião, foi totalmente recuperada em 2,47 km através do Crema Passo Fundo/Palmeira das Missões. O trecho abrange as cidades de  David Canabarro, Vanini, São Domingos do Sul e Casca. O programa Crema envolve a recuperação completa e a manutenção constante de 315,14 quilômetros de rodovias pavimentadas na região Norte do Rio Grande do Sul.

Através do financiamento de 138,3 milhões junto ao Banco Mundial (Bird), serão restaurados sete trechos rodoviários:

• ERS-129 (2,47 km)
    - entr. ERS-324 (p/ Nova Araçá) – entr. ERS-324 (p/ Casca)
  • RSC-153 (9,25 km)
    - entr. BRS-285/ERS-324 (p/ Carazinho) – Passo Fundo (fim da duplicação)
  • ERS-324 (183,89 km)
    - entr. ERS-406 (Serraria) – entr. ERS-483 (Três Palmeiras)
    - entr. ERS-483 (Três Palmeiras) – entr. ERS-404 (Rondinha, início do contorno)*
    - entr. ERS-404 (Rondinha, início do contorno) – Natalino
    - Natalino – entr. BRS-153/285 (p/ Carazinho)*
    - entr. BRS-153 (p/ Ernestina) – entr. ERS-129 (p/ Casca)
  • ERS-404 (23,83 km)
    - entr. BRS-386 (p/ Carazinho) – entr. ERS-324 (p/ Ronda Alta)*
  • ERS-406 (27,42 km)
    - entr. RSC-480 (p/ Goio-En) – entr. ERS-324 (p/ Serraria)*
  • ERS-463 (30,86 km)
    - entr. ERS-135 (Coxilha) – acesso a Tapejara
  • ERS-569 (37,42 km)
    - entr. BRS-468 (Palmeira das Missões) – entr. BRS-386 (p/ Sarandi)

Acordo de Resultados

O Crema Passo Fundo – Palmeira das Missões integra o Acordo de Resultados 2017, assinado por todas as secretarias e vinculadas e que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Os compromissos firmados envolvem o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.