Obras da ERS-485 beneficiarão municípios do Norte do RS

Daer concluiu os serviços em 6,5 quilômetros da rodovia, que dá acesso a Carlos Gomes

20 daer
Serviços em andamento envolvem terraplenagem, drenagem, construção de bueiros e pavimentação. - Foto: Divulgação / Daer
Por Assessoria de Comunicação Social - Daer

Os moradores de Carlos Gomes, no Norte do Rio Grande do Sul, já começaram a transitar sobre o asfalto no acesso ao município. As obras de pavimentação da ERS-485, que vão até o entroncamento com a ERS-126, devem ficar prontas em menos de um ano.

Realizados pelo governo do Estado através da Secretaria dos Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), os serviços integram o programa de Acessos Municipais. O trecho de 14,78 quilômetros conta com investimento de R$ 9 milhões, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e repasses federais da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).  “Trata-se de uma importante ligação entre as regiões Norte e Nordeste do estado, o que impulsionará o desenvolvimento de vários municípios”, afirma o secretário Pedro Westphalen. “Estamos, dessa forma, atendendo à orientação do governador Sartori de retomar demandas antigas, que são estratégicas para nossa infraestrutura rodoviária.”

No momento, estão em execução os serviços de terraplenagem, drenagem, construção de bueiros e pavimentação. “As obras estão seguindo em bom ritmo, com três frentes de trabalho em operação”, destaca o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti. “Até agora, já concluímos a pavimentação até o quilômetro 6,5 da rodovia”, completa. A previsão é que os serviços sejam finalizados em fevereiro de 2018.

As obras na ERS-485 também irão beneficiar os municípios vizinhos a Carlos Gomes. O vendedor Nilson de Souza, 43 anos, é morador de Centenário e utiliza constantemente o acesso municipal. “Circulo por essa estrada há muitos anos e, hoje, chego a Carlos Gomes com maior facilidade e tranquilidade”, elogia.