Obras da ERS-509 atingem 59% da conclusão

No encontro, foi discutida a possibilidade de um convênio futuro entre a prefeitura e o governo do estado, para melhorias na estrada que liga o distrito de Santa Flora até a BR-392
Lideranças reuniram-se na sede da prefeitura de Santa Maria - Foto: Roni Riet
Por João Pedro Zettermann / Kika Rauber

Uma das obras rodoviárias mais aguardadas pela população da região central do estado, a duplicação da ERS-509 em Santa Maria, está com 59% dos trabalhos concluídos. Conhecida como Faixa Velha de Camobi, o trecho já recebeu mais de R$ 18 milhões em investimentos. A estudante de Relações Públicas na Universidade Federal de Santa Maria, Juliana de Oliveira, está otimista com a duplicação, “passo diariamente pelas obras, apesar do transtorno que traz, estou feliz, porque quando concluir vai melhorar muito a trafegabilidade da via e não teremos mais tanta demora e engarrafamentos nesse trecho” concluiu. As obras de duplicação abrangem 4,3 quilômetros. O valor total do contrato é de R$ 37,3 milhões, oriundos de repasses da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

Na manhã desta quinta-feira (23), o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, vistoriou o andamento das obras acompanhado do prefeito em Exercício de Santa Maria, Sérgio Cechin. O titular da pasta dos Transportes, afirmou que concluir a via é uma das determinações do governador José Ivo Sartori. "Já foram concluídas 59% das obras. Finalizamos a construção e a pavimentação da pista nova da rodovia e estamos prestes a concluir as redes de esgoto pluvial. As quatro alças de acesso ao viaduto no cruzamento com a Avenida Osvaldo Cruz também estão praticamente prontas. Concluir essa duplicação foi uma determinação do governador Sartori. A ST e o Daer estão trabalhando incessantemente e com qualidade para entregar a rodovia para população" concluiu.

O Prefeito em Exercício destacou o encontro com o secretário. "Foi uma visita altamente positiva para Santa Maria e região. Além de vistoriar uma obra tão importante para a cidade, que é a ligação de Santa Maria e Camobi. Essa duplicação vai desafogar o trânsito, já que esta via é a principal ligação entre nossa universidade e o centro do município” afirmou Cechin.

Para o ex-vereador Paulo Denardin, os assuntos debatidos são vitais para o futuro do município. “Demos encaminhamentos importantes para a região. Santa Maria está com boas perspectivas para o futuro”, disse.

Ainda no período da manhã, as lideranças reuniram-se na sede da prefeitura de Santa Maria, onde foi discutida a possibilidade de um convênio futuro entre a prefeitura e o governo do estado, para melhorias na estrada que liga o distrito de Santa Flora até a BR-392. Conforme o prefeito em Exercício e o ex-vereador Paulo Denardin, na via passa todo o escoamento da produção agropecuária do município. Uma reunião foi marcada para março, onde o assunto voltará a ser discutido.

Estavam presentes no encontro o chefe de gabinete da prefeitura, Rafael Dulor; o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Admar Pozzobom, e da Secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato.