Pavimentação de rodovias beneficia escoamento da produção no Nordeste

A obra compreende a ERS-437 e ERS-448, entre Antônio Prado e Nova Roma do Sul

O governo do Estado e a Secretaria dos Transportes autorizaram nesta segunda-feira (9), a pavimentação de 14 quilômetros no entroncamento das rodovias ERS-437 e ERS-448, entre Antônio Prado e Nova Roma do Sul. Aguardada há décadas pela comunidade da região Nordeste, a obra vai beneficiar o escoamento da produção agrícola, com acesso para o centro do país, e estimular o turismo regional. São mais de R$ 14,1 milhões em recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), da Receita Federal, e do Tesouro do Estado.

Demanda histórica foi celebrada pela importante conexão da estrada com centro do país. - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
A Matt Construtora é a empresa vencedora da licitação, iniciada em maio desse ano, e a execução da obra será feita pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A vigência começa a valer nesta quarta-feira (11), com prazo de 24 meses para os serviços.

O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, corroborou com a importância das obras e assinou o contrato juntamente com o governador do Estado, José Ivo Sartori. "A região Nordeste é de grande produção e precisa receber uma atenção especial. Estamos concretizando ações que há muitos anos são sonhadas. Cumprimos assim a missão de fazer desse estado um lugar melhor de se viver", explicou Westphalen.

O prefeito de Antônio Prado, Juarez Santinon, reforçou a importância histórica do asfaltamento. "Essa é uma das estradas mais antigas do estado, que liga a capital ao centro do país. O sentimento desse ato é de justiça e de reconhecimento da relevância que ela tem para o desenvolvimento do Rio Grande. Sabemos das dificuldades que o Estado passa e agradecemos à equipe da gestão estadual pela condução que vem fazendo de fazer mais com menos. Hoje se deu mais um passo na recuperação da infraestrutura do RS", disse.

O prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch, ressaltou que a obra "é um sonho e será um marco para o município e região".

Além do governador e do secretário dos Transportes, assinaram a ordem de início o representante da empresa vencedora da licitação, Douglas Matt; os secretários do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori e da Fazenda, Giovani Feltes; o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti; e os deputados Pedro Simon, Vilmar Zanchin, Álvaro Boessio e Sérgio Turra.

Texto: Letícia Bonato
Edição: Gonçalo Valduga/Secom e Kika Rauber/ST