Projeto de binacionalização do Aeroporto de Rivera avança durante reunião na Secretaria dos Transportes

Comitiva Uruguaia e brasileira debatem procedimentos para viabilizar a retomada de voos entre Brasil e Uruguai.

A binacionalização do Aeroporto Internacional Cerro Chapéu, em Rivera, foi o foco de reunião realizada na Secretaria dos Transportes nesta quarta-feira (26), onde foram abordadas as negociações para que o Brasil e Uruguai possam compartilhar a administração e o uso do aeroporto.

O ministro do Uruguai, Jorge Stelich, firmou total interesse do governo uruguaio no assunto. Segundo Stelich, já foram feitas melhorias no aeroporto de Rivera, e já existe um projeto para a ampliação do terminal de passageiros. O ministro incumbiu-se, ainda, de buscar informações oficiais para a Secretaria dos Transportes sobre o processo de controle migratório, “já existem pontos concretos para discutir e avançar no processo sobre as questões migratórias”.

As questões alfandegárias serão tratadas com os prefeitos de Rivera e Santana do Livramento. Os líderes municipais irão analisar a demanda de passageiros para os voos no trajeto Rivera/Santana do Livramento – Porto Alegre.

O prefeito de Santana do Livramento, Ico Charopen, destacou que “vivemos em harmonia entre as duas cidades irmãs (Rivera e Santana do Livramento) e temos uma forte integração. Queremos trazer desenvolvimento para os municípios, e isso será possível com a binacionalização do aeroporto” salientou o prefeito.

Na audiência, o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Civil Regional, deputado estadual, Frederico Antunes, destacou que o encontro desta quarta-feira é resultado da audiência pública que ocorreu em 2016, e as demais reuniões ao longo do ano com o secretário dos Transportes, governador do estado, senadora Ana Amélia Lemos e ministro de Aviação Civil, Dário Lopes. De acordo com o deputado, em reunião com a senadora foi abordado a possível utilização de uma tarifa aeroportuária doméstica em voos inter-regionais, nos municípios de Fronteira com o Brasil. O assunto será analisado em breve pelo Ministério das Relações Exteriores, pela Agência Nacional de Aviação (Anac) e a Secretaria de Aviação Civil.

Em 2016, Westphalen participou da audiência pública que tratou da binacionalização do aeroporto, realizada em Santana do Livramento. O titular da pasta de Transportes reafirmou o total interesse do governo do RS no processo, “a integração das cidades irmãs e países vizinhos é fundamental para esse projeto se concretizar, e isso já temos. Precisamos promover o desenvolvimento econômico, social e turístico através da ampliação das rotas de voos. Viabilizar isso, significa potencializar a infraestrutura de ambos os países e a diminuição dos custos logísticos. A população ganha, o estado ganha, os países ganham com a binacionalização”, concluiu Westphalen.

A Secretaria dos Transportes discutirá o assunto com o governo estadual e o departamento aeroportuário (DAP). A comitiva uruguaia e a comitiva do governo do estado, demarcaram os próximos passos para viabilizar o uso binacional do aeroporto. Ficou definida uma nova reunião no dia 16 de junho em Santana do Livramento.

Também estavam presentes na reunião a Cônsul-geral do Uruguai no Brasil, Karla Beskidnyak, Intendente de Rivera, Marne Osorio, o diretor-geral de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Alejandro Berton.