Retomada dos voos comerciais entre Porto Alegre e Bagé é confirmada para o primeiro semestre de 2018

Anúncio foi feito durante solenidade oficial no Aeroporto Internacional Gustavo Cramer

Lideranças após realizarem o voo experimental na aeronave Gran Caravan nesta quarta-feira (13) - Foto: Cristiano Guerra
Por Juliana Pretto / Edição: Kika Rauber

Os moradores da cidade de Bagé, conhecida como a Rainha da Fronteira, celebraram o anúncio dado pelo diretor de Relações Institucionais da Gol Linhas Aéreas, Alberto Fajerman, de um sonho muito esperado na região: a retomada dos voos regulares de Porto Alegre ao município. O anseio antigo da comunidade foi anunciado nesta quarta-feira (13), durante solenidade no Aeroporto Internacional Gustavo Cramer. O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, juntamente com o presidente da Frente da Aviação Civil da Assembleia Legislativa, deputado estadual Frederico Antunes, estavam presentes na cerimônia que contou com a presença de importantes lideranças municipais e estaduais.

As tratativas iniciaram na terça-feira (12), durante reunião dos representantes das empresas Gol Linhas Aéreas Inteligentes e Two Flex Táxi Aéreo com o governador José Ivo Sartori, o secretário dos Transportes e demais representantes estaduais, onde foi apresentado o projeto de parceria entre as empresas viabilizando o transporte aéreo no próximo ano entre a Capital e Bagé. Já no dia seguinte, foi realizado o voo experimental com as lideranças a bordo da aeronave Gran Caravan, partindo às 7h de Porto Alegre e chegando às 8h no aeroporto Gustavo Cramer.

Trajeto do voo experimental Porto Alegre-Bagé
Trajeto do voo experimental Porto Alegre-Bagé - Foto: Cristiano Guerra

Após a chegada, foram realizadas vistorias no aeroporto e foi realizada a solenidade oficial onde foi anunciada a retomada dos voos regionais em Bagé para primeiro semestre de 2018, com rotas diárias do município para a capital gaúcha.

Durante o evento, Westphalen destacou a importância da iniciativa das empresas de apostarem no Rio Grande do Sul para ser o primeiro estado a receber o projeto da Gol em parceria com a Two Flex. “Esta ideia estava sendo discutida e estudada há cerca de seis meses entre o governo do estado, Secretaria dos Transportes, Frente da Aviação Civil, presidida pelo deputado Frederico, o secretário da Aviação, Dario Lopes e dos representantes de Bagé. É um avanço fundamental da aviação regional e nos sentimos honrados de sermos os pioneiros nesta empreitada com as empresas, pois lutamos e fizemos a diferença. Bagé deu o exemplo de como fazer as coisas acontecerem por contar com o prefeito Divaldo Lara e a vereadora Sônia Leite em busca deste sonho da comunidade. Queremos que no próximo ano, os outros municípios do interior também contem com novos voos regionais.”, disse o secretário.

O Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional – PDAR-RS, também foi mencionado na cerimônia. Conforme o titular da pasta dos Transportes, o programa é exemplar pois “podemos ver o resultado e o sucesso do PDAR-RS neste dia de hoje, que foi uma determinação do governador José Ivo Sartori com a secretaria dos Transportes e o Departamento Aeroportuário – DAP, que foi cumprida e tornou-se realidade como fruto de integração regional do Rio Grande do Sul”, afirmou o titular da pasta dos Transportes.

O PDAR-RS promove o desenvolvimento econômico, social e turístico do RS através da ampliação das rotas de voos regulares nos aeroportos regionais, além de prever a concessão de incentivos fiscais para as empresas de transporte aéreo que aderirem ao programa.

O presidente da Frente Parlamentar da Aviação, Frederico Antunes, comemorou o anúncio e disse que a “cidade de Bagé está conseguindo avançar e assim uniu forças para fazer o projeto sair do papel. O transporte aéreo não é mais apenas das elites”, ressaltou o deputado estadual.

Empenhada também na busca da retomada dos voos, a vereadora bajeense, Sônia Leite, destacou que um sonho acalentado pela comunidade está se tornando realidade. “Estou grata e feliz, pois nosso secretário Pedro Westphalen vem somando significativamente para a região da Campanha e mais um passo foi dado na realização de um sonho: vôos regulares para Bagé e região. É um marco de suma importância que irá diminuir a distância e interligar Bagé com a capital do RS e o restante do Brasil”, disse a vereadora.

Estiveram presentes na solenidade, os deputados estaduais Luís Augusto Lara e Luiz Fernando Mainardi; o representante da Gol, Cláudio Borges e da TWO Flex, Rui Aquino e Anderson Davo; os prefeitos Sávio Prestes (Lavras do Sul) e Mário Augusto Gonçalves (Dom Pedrito) e demais lideranças municipais e a comunidade em geral.