Secretaria dos Transportes avalia impacto de manifestações nas rodovias do RS

Reunião convocada pelo secretário Humberto Canuso teve participação de órgãos e empresas ligados ao transporte rodoviário

Por Juliana Pretto/Ascom ST

A Secretaria dos Transportes realizou, na manhã desta quinta-feira (24), uma reunião para avaliar o impacto das manifestações nas rodovias do Rio Grande do Sul. O secretário Humberto Canuso convocou os representantes de órgãos estaduais e empresas ligadas ao transporte intermunicipal de passageiros com o objetivo de planejar ações que reduzam o efeito das manifestações nas linhas rodoviárias de longo curso.

Em conjunto com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Canuso agradeceu a presença das empresas de transporte e das concessionárias de estações rodoviárias. O titular da pasta ressaltou a união de todos para superar o impasse. “Estamos dispostos, a partir de um diálogo responsável, a criar um cronograma preventivo que possa garantir as viagens intermunicipais ”, destacou.

Após as manifestações dos participantes, foi definida a criação de um grupo de trabalho para monitorar a situação. Ações emergenciais serão adotadas para atender a demanda de linhas e passageiros. Com isso, as empresas irão racionalizar o uso de combustível para que se tenha mais disponibilidade de viagens nos próximos dias. “Acredito que possamos auxiliar tanto as empresas quanto a nossa população”, finalizou o secretário Humberto Canuso.

O diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Lauro Hagemann, acrescenta que, excepcionalmente, se algum usuário desejar cancelar ou remarcar algum bilhete de passagem, poderá fazê-lo sem custo adicional. “Já estamos providenciando uma ordem de serviço no sentido de orientar os terminais rodoviários”, diz.

00:00:00/00:00:00

Secretaria dos Transportes avalia impacto de manifestações nas rodovias do RS

O secretário dos Transportes, Humberto Canuso, convocou os órgãos estaduais e empresas ligadas ao transporte intermunicipal de passageiros com o objetivo de planejar ações que reduzam o efeito das manifestações nas linhas rodoviárias de longo curso. Crédito: Ascom ST

Download

Também estiveram presentes na reunião o secretário adjunto dos Transportes, Vanderlan Frank Carvalho; o diretor de Operação Rodoviária do Daer, Walter Moreira Machado; o representante da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do RS (FETERGS), José Pedro Teixeira; o diretor do Sindicato das Estações Rodoviárias do RS (SAERGS), Giovanni Luigi; o superintendente da Associação dos Transportadores Intermunicipais de Passageiros de Longo Curso (RTI), Jefferson Lara; o assessor do presidente da FETERGS, José Antonio Azevedo; o assessor da FETERGS e RTI, Joabel Pereira; o presidente da Associação Gaúcha das Empresas Pequenas e de Médio Porte do Transporte Rodoviário Intermunicipal (AGPM), Fabio Turra; o assessor da AGPM, Sergio Macedo; o coronel do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Luis Antonio Machado da Silva e o diretor da RTI, Hugo Eugenio Fleck.