Secretaria dos Transportes reafirma prioridade no acesso a Sertão Santana

Lideranças do município reivindicam término da pavimentação na ERS-713

Por Érika Ferraz/Supervisão:Juliana Pretto

Para impulsionar o desenvolvimento econômico de Sertão Santana, região da Costa Doce do Rio Grande do Sul, vereadoras do município reuniram-se com o secretário dos Transportes, Humberto Canuso, para solicitar o término da pavimentação asfáltica do principal acesso à cidade.

O governo do Estado, através da Secretaria dos Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), já concluiu 50 por cento das obras de pavimentação da ERS-713. Em reunião na quarta-feira (20), na sede dos Transportes, Dulce Maria e Andressa Birke frisaram estar “intransitável” os quatro quilômetros de pavimentação restantes. “Não conseguimos nem passar a máquina para amenizar os buracos”, relatou Andressa.

Os serviços abrangem os 16,6 quilômetros entre a área urbana do município e o entroncamento com a BR-116. A rodovia já conta com revestimento asfáltico em quase seis quilômetros.

A estimativa é de que a obra de R$ 10,6 milhões – financiados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - seja entregue ainda este ano. “Ao refazerem o projeto, a obra precisou ser orçada novamente, o que causou as paralisações”, explicou o secretário.

A pavimentação da ERS-713 integra o Programa Acessos Municipais. Do montante total, R$ 5 milhões já foram aplicados nos serviços. “O acesso a Sertão Santana é uma das nossas prioridades. Tão logo o BNDES libere os recursos para a obra, iremos retomá-la para concluí-la o quanto antes”, garantiu Canuso.

Também estiveram presentes na reunião o deputado estadual Pedro Westphalen e o assessor parlamentar de Sertão Santana, Beto Pontes.

Acessos Municipais

O programa de Acessos Municipais executado pelo Daer tem como objetivo asfaltar as rotas de chegada a comunidades do interior do Rio Grande do Sul, interligando-as com os principais corredores da malha pavimentada do estado. As obras em andamento são financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Acordo de Resultados

O programa Acessos Municipais integra o Acordo de Resultados 2018, assinado por todas as secretarias e vinculadas e que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Os compromissos firmados envolvem o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.