Secretário dos Transportes palestra no V Fórum de Infraestrutura e Logística

Concessões Rodoviárias foram destaque do evento realizado pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha do RS

Por Juliana Pretto / Kika Rauber

No intuito de destacar as principais ações da logística e infraestrutura do Rio Grande do Sul, o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, esteve presente no V Fórum de Infraestrutura e Logística promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha do RS nesta quinta-feira (22), debatendo o programa de Concessões Rodoviárias Federais e Estaduais.

O tradicional evento, busca desenvolver estudos, ações e projetos que atendam a interesses comuns da sociedade e de lideranças, atuando como fórum de discussão e troca de experiências através de parcerias entre os países.

Durante a palestra, o titular da pasta de Transportes agradeceu o convite para ser um dos painelistas desta edição e ressaltou a importância das Concessões Rodoviárias Federais e Estaduais. “Estamos construindo um estudo com muita cautela para que possamos fazer o programa da melhor maneira possível. O projeto, a nível federal, já foi mudado três vezes em dois anos e os gaúchos merecem que o programa seja feito com responsabilidade. Além disso, contamos com o apoio da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp)”, concluiu Westphalen.

Sobre as concessões estaduais, o secretário abordou que a economia do RS depende diariamente da melhoria da infraestrutura das rodovias, que possuem apenas 13% da malha pavimentada. “Estudando as nossas carências, permitimos buscar novos diagnósticos e caminhos para os avanços no nosso estado, que tinha 76 municípios sem acesso asfáltico. Temos um grupo de trabalho dentro da Secretaria dos Transportes que vai verificar os trechos viáveis que entrarão no programa de Concessões e logo após o governador José Ivo Sartori irá anunciar as rodovias contempladas. São projetos para 30 anos, que precisam ser feitos com qualidade”, finalizou o secretário dos Transportes.