Secretário Pedro Westphalen participa do IV Fórum “Os Caminhos do Rio Grande”

Encontro reuniu autoridades para debater a infraestrutura logística do Rio Grande do Sul

Por Ascom ST

Visando o debate sobre o desenvolvimento da logística no estado e do País, na sexta-feira (16), ocorreu o IV Fórum “Os Caminhos do Rio Grande”. O encontro foi realizado na Sociedade dos Amigos do Balneário de Atlântida - Saba, no Balneário de Atlântida, no Litoral Norte, com o tema “Presente e Futuro da Logística Brasileira”, e contou com a participação de autoridades importantes do estado e País.

O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, um dos painelistas do evento, detalhou o andamento de obras rodoviárias no RS, com foco nas ações no litoral gaúcho, bem como a potencialidade das hidrovias e o sucesso do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional – PDAR/RS.

Durante sua explanação, Westphalen afirmou que será encaminhado, através da Central de Licitações do Estado – Celic, o projeto do viaduto da Estrada do Mar, em Xangri-lá, sendo esta, umas das obras primordiais para a segurança no litoral. “Mesmo com dificuldades, o Governo do Estado continua investindo em infraestrutura, e hoje temos obras em todas as regiões do RS, e isso só foi possível com organização, estudo e planejamento. Com a recuperação dos financiamentos que estavam paralisados, hoje temos o programa Restauro e Crema em pleno andamento, e em breve teremos as obras do viaduto da Estrada do Mar”, destacou o titular da pasta dos Transportes.

Entre outros temas abordados, o secretário detalhou também o PDAR-RS. “Hoje já temos seis linhas operando no interior do estado, a expectativa é que esse semestre se inicie, pelo menos, mais cinco novas rotas no RS. Essas ações promovem o desenvolvimento econômico, social e turístico em todas regiões, os gaúchos terão voos ligando sua cidade com a capital e o mundo”, disse.

Também participaram do evento o governador José Ivo Sartori, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha e o diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias – EGR, Nelson Lídio. “Foi um sucesso esta edição, pois é de alta importância discutir um futuro melhor para o estado”, concluiu Westphalen.

RESTAURO E CREMA

O Programa Restauro prevê a recuperação completa de 700 quilômetros de estradas pavimentadas em diversas regiões do Rio Grande do Sul, até o momento 500 quilômetros já foram recuperados. Financiado pelo Banco Mundial - Bird e executado pela Secretaria dos Transportes através do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem -Daer, inclui os serviços de renovação do asfalto, dos dispositivos de drenagem e da sinalização de trechos rodoviários.

O Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias -Crema prevê obras de recuperação completa, drenagem, sinalização e serviços de manutenção de trechos pavimentados. A duração do programa é de cinco anos e a execução dos trabalhos passa por avaliação constante de acordo com indicadores de desempenho estabelecidos contratualmente.

PDAR-RS

O PDAR-RS promove o desenvolvimento econômico, social e turístico do RS através da ampliação das rotas de voos regulares nos aeroportos regionais, além de prever a concessão de incentivos fiscais para as empresas de transporte aéreo que aderirem ao programa.

ACORDO DE RESULTADOS

O Programa Restauro, Crema e PDAR estão entre as prioridades do Acordo de Resultados. Assinado por todas as secretarias e vinculadas, ele consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado e envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade, com o objetivo de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.