Sistema rodoviário gaúcho atrai investidores italianos

Comitiva Italiana
O presidente da EGR, salientou que os italianos tem uma série de tecnologias e pesquisas sobre o trânsito nas estradas. - Foto: Kika Rauber / ST
Por Sabrina Dias / Kika Rauber

A Secretaria dos Transportes, através do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – Daer, e da Empresa Gaúcha de Rodovias – EGR, administra 11.283,95 quilômetros de estradas estaduais. Por esse motivo, representantes da Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul, estiveram na Secretaria dos Transportes, acompanhados do cônsul-geral do Consulado Geral da Itália, Nicola Occhipinti, e do representante da empresa Anas Internacional Enterprise, Marcello Petrangeli, nesta semana.

O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, e o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias – EGR, Nelson Lídio Nunes, receberam o grupo que está interessado em investir no sistema rodoviário do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. O empresário italiano explicou o trabalho desenvolvido pela Anas em alguns países, como Argentina, Bolívia e Uruguai.

A empresa oferece um serviço de consultoria para melhorar a infraestrutura das estradas, interligando todos os órgãos que atuam nas vias, assim, facilitando a comunicação entre as empresas e os trâmites dos projetos. “Queremos exportar as nossas experiências a países amigos e empresas homólogas de estradas”, salientou Petrangeli. O empresário italiano mostrou interesse na EGR.

O presidente da EGR relembrou que a Itália tem uma empresa semelhante, ligada ao governo que administra diretamente as rodovias, no mesmo sistema do Estado. “Já havíamos despertado muito interesse nessa troca de ideias a partir da visita da comitiva do governo gaúcho na Itália”, afirmou Nunes.

O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, ressaltou a necessidade de novos investimentos e a importância da reunião, “foi uma satisfação recebê-los e poder conhecer o trabalho desenvolvido pela empresa, em um momento em que o nosso país, principalmente o Rio Grande do Sul, precisa de investimentos, é muito importante esse contato e a possibilidade de novas alternativas para superar a crise”, disse Westphalen.

Nunes salientou que os italianos têm uma série de tecnologias e pesquisas sobre o trânsito nas estradas, tais como, medidas de seguranças para usuários, diferentes tipos de sinalização e estudos sobre concessões e malha rodoviária. “A comitiva mostrou que tem o máximo interesse em fazer um protocolo de intenções, e transmitir para a EGR e o Estado o que eles possuem em expertise na área de infraestrutura rodoviária” concluiu o presidente.

No final da audiência o grupo informou que irá enviar para a Secretaria dos Transportes um material específico sobre a empresa Italiana, que segundo Nunes, será analisado e discutido pelo governo do estado.

Também estavam presentes os representantes da Câmara de Comércio Italiana do Rio grande do Sul, Antonio Grisci, Juan José Folonier Sena, Pablo Sitjar Pizzorno e Felipe Anselmo Olinto.