ST E EGR assinam contrato de manutenção de trecho da ERS-239

Trabalhos terão a duração de um ano

Novo contrato de manutenção da ERS-239 abrange 37,7 kms de rodovia
Novo contrato de manutenção da ERS-239 abrange 37,7 kms de rodovia - Foto: Kika Rauber/ST
Por Juliana Pretto / Kika Rauber

O Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), assinou, nesta quinta-feira (18), o contrato de manutenção da ERS-239 do km 51 (em Taquara) ao km 88,7 (em Riozinho), com investimento de R$ 9.070704,68. Os trabalhos terão a duração de um ano e serão realizados pela empresa Pavicon. Esta obra integra o Acordo de Resultados do Governo do Estado.

O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, ressaltou a importância dos investimentos que estão sendo realizados na região. “O governador José Ivo Sartori tomou medidas muito duras, mas com isso o estado hoje consegue sonhar, e mais do que sonhar, fazer coisas concretas como esta. Esses investimentos saem daqui pela determinação do governo e pela representação politica dos representantes municipais”, afirmou Westphalen.

No ato, o titular da pasta de Transportes destacou importantes ações desenvolvidas em prol da infraestrutura do Rio Grande do Sul, como os programas Restauro, Crema e os Acessos Municipais. O trabalho da EGR também foi mencionado por Westphalen: “Ouve uma transformação da EGR através da lei 14.033. Agora, ela é uma concessionária e não apenas uma administradora de pedágios. Com a eficiência de sua gestão, a empresa tem conseguido destinar às rodovias aquilo que é arrecadado, beneficiando os cidadãos”, salientou Westphalen.

Segundo o diretor-presidente da EGR, Nelson Lídio Nunes, a manutenção das rodovias é atividade de rotina da EGR, para a qual são utilizados os recursos arrecadados na praça de pedágio. “Na ERS-239, estão previstos diversos serviços, que vão aumentar a segurança e o conforto de quem trafega”, explica.

Nunes lembrou, ainda, que a empresa pública gera mais de 1500 empregos indiretos, por meio das empresas que contrata, e que tem intensificado as notificações em função de serviços que não estão sendo prestados a contento. Ele salientou, também, que a EGR está revitalizando toda a sinalização de sua malha viária – começando pela ERS-115, onde o primeiro trecho (do km 2 ao 11) já foi concluído.

Participaram do ato, realizado na sede da Faculdade Integrada de Taquara (FACCAT), o secretário da Fazenda, Giovani Feltes; os deputados estaduais Tiago Simon, João Fischer e Lucas Redecker; o prefeito de Taquara Tito Lívio Jaeger Filho; e o reitor da FACCAT, Delmar Backer, além de lideranças políticas da região. O diretor administrativo e financeiro e o diretor técnico da EGR, Ney Michelucci Rodrigues e Milton Cypel, também presenciaram a assinatura do contrato.

Também na ERS-239, em Novo Hamburgo, a partir de contrato assinado em abril deste ano, a EGR está realizando melhorias no km 15, junto à Feevale, que incluem a construção de rua lateral à rodovia, assim como o aumento das áreas de espera para conversão à esquerda, usadas como retorno e ingresso na malha urbana de Novo Hamburgo e região. Além disso, será feita a delimitação de uma faixa de retorno livre para veículos leves sob o viaduto. Estas melhorias têm o movimento de 1,5 milhão e trarão mais segurança ao trecho.

Acordo de Resultados:

O Acordo de Resultados, assinado por todas as secretarias e vinculadas, consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Informações: EGR