Westphalen palestra sobre a infraestrutura do RS na CIC em Bento Gonçalves

Reunião-almoço foi realizada na manhã desta quinta-feira

Por Juliana Pretto / Edição: Kika Rauber

O trabalho do governo do Estado e da secretaria dos Transportes em prol do fortalecimento da infraestrutura do Rio Grande do Sul foi destaque do encontro promovido pelo Centro de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves – CIC, nesta quinta-feira (05). O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, foi o convidado da edição de outubro da reunião-almoço, onde trouxe à pauta um panorama regional e geral das ações realizadas pela ST às lideranças presentes. O CIC de Bento Gonçalves tem como missão atuar junto à comunidade empresarial da região e organizar eventos que permitam o diálogo com renomados convidados.

No encontro, Westphalen abordou sobre as obras rodoviárias (concluídas e em andamento) a partir dos programas de recuperação, além de falar sobre os projetos para potencializar hidrovias, bem como os avanços no setor aeroportuário. “A partir do cenário encontrado no RS, que diagnosticamos as carências e tomamos as devidas providências para a melhor infraestrutura baseada na economia. Através do incansável trabalho realizado em 2 anos e 6 meses, que fomos destaque no Ranking de Competitividade dos Estados em 2017, onde no quesito “qualidade das rodovias” subimos 10 posições: de 21º em 2016, para 11º em 2017”, completou o secretário.

O titular da pasta dos Transportes também comentou sobre o novo Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias – Crema, na região de Bento Gonçalves. A partir de estudos da ST com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – Daer que estão sendo elaborados os projetos para a inclusão de importantes rodovias para a devida recuperação. “É um importante passo para a qualificação da malha viária da região. Assim, conseguimos melhorar gradativamente as condições de nossas estradas”, finalizou Westphalen.

O Crema prevê um ano de recuperação das estradas relacionadas e, nos quatro anos seguintes de ações constantes de manutenção do pavimento, drenagem e sinalização, além do corte da vegetação às margens das vias.

Confira, abaixo, os trechos que farão parte dos novos projetos do Crema:

CREMA BENTO GONÇALVES (160,87 km)

ERS-122 (3,15 km):
- entroncamento ERS-122 – Linha 40

ERS-230 (3,04 km):
- entroncamento BRS-116 (p/ Caxias do Sul) – Ana Rech

ERS-444 (28,65 km):
- entroncamento RSC-470 (p/ Garibaldi) – Santa Tereza)
- entroncamento ERS-444 – Suvalan

ERS-446 (14,84 km):
- entroncamento ERS-122 (p/ São Vendelino) – entr. BRS-470 (Carlos Barbosa)

ERS-448 (35,04 km):
- Nova Roma do Sul – Vila São Marcos

ERS-452 (4,09 km):
- Feliz – entr. VRS-826 (p/ Alto Feliz)

RSC-453 (34,66 km):
- Acesso a Caravaggio – entr. BRS-116 (p/ São Marcos)
- entroncamento RSC-453 – Nossa Senhora do Caravaggio

VRS-813 (6,91 km):
- Desvio Blauth – entr. BRS-470 (Garibaldi)

VRS-826 (7,29 km):
- entroncamento ERS-452 (Feliz) – Alto Feliz

VRS-829 (4,75 km):
- entroncamento RSC-453 (p/ Caxias do Sul) – Fazenda Souza

VRS-855 (18,45km):
- São Pedro – Pinto Bandeira (início da travessia municipal)

Obras em andamento em Bento Gonçalves e região:

Convênio

Nova Roma do Sul – ERS-448 6,1 km – R$ 5,6 milhões.

CREMA SERRA:

ERS-324 extensão 43,32 km

RSC-470 extensão 57,18

SERVIÇOS GERAIS:

Cabeceiras da Ponte do Retiro em Fagundes Varela concluída

Recuperação da sinalização ERS-219 (Guaporé-Serafina Corrêa) concluída

Reforma de passarela na ERS-122 em Flores da Cunha concluída

Implantação da rodovia VRS-826 ligando com a ERS-122 e Alto Feliz (em fase de pavimentação e terraplanagem)

Trevo de Fazenda Souza (fase de aterro)

Revitalização da ERS-431 até Dois Lajeados concluída

Revitalização da sinalização dos Caminhos de Pedra concluída

Acordo de Resultados

O programa Crema integra o Acordo de Resultados 2017, assinado por todas as secretarias e vinculadas e que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.