Muda perfil energético de municípios do Litoral Norte
Publicação:

O Grupo CEEE inaugurou, na tarde desta quinta-feira (20), duas obras de energia elétrica que levarão uma série de benefícios aos 23 municípios do litoral norte do Estado, especialmente as praias que, em época de veraneio, sofriam com constantes oscilações de níveis de tensão ou de interrupções no fornecimento de energia elétrica. Trata-se da adequação do posto de interligação de linhas de transmissão em 69 kV, localizado no município de Xangri-Lá, e do recondutoramento de parte da linha de transmissão 69 kV de Osório 1 a Torres. As melhorias desenvolvidas no posto de interligação de linhas de transmissão, localizada em Xangri-Lá, tornaram viáveis a implantação das seguintes linhas de transmissão em 69kV: Atlântida, Arroio do Sal e Torres.
As referidas linhas de transmissão estão conectadas à subestação Atlântida 2, da Eletrosul, que está ligada ao sistema elétrico nacional. Esta obra proporcionará melhora dos níveis de tensão, com a eliminação das oscilações de carga, comuns nos meses de verão, quando o consumo de energia elétrica é mais acentuado nos municípios litorâneos. Com essa ação, ao custo de R$ 1 milhão para a companhia, todo o sistema elétrico da região passa a ter um ganho de confiabilidade, em função do alívio de carga do sistema, alcançado pela pulverização dos atendimentos. Em caso de falha em uma das linhas, que provoque interrupção do fornecimento de energia elétrica em determinado local, a nova composição permite o fornecimento de carga através de outras alternativas de alimentação.
Outra obra inaugurada nesta quinta-feira foi a de recondutoramento (substituição) de parte da linha de transmissão que interliga as subestações da CEEE Osório 1 a Torres. Com um investimento de R$ 6,03 milhões, a nova rede vai proporcionar melhora do nível de tensão e um ganho de confiabilidade do sistema que abastece a região de Torres. Isto será percebido, principalmente, nos períodos de veraneio, quando aumenta consideravelmente a população do município e, conseqüentemente, o consumo de energia. Outro ganho possibilitado pela obra foi a retirada da linha de transmissão da área interna do Parque Itapeva, atendendo à decisão do Ministério Público Estadual. No traçado antigo, as equipes de manutenção da CEEE tinham dificuldades de acesso à linha, o que prejudicava o atendimento, em casos de eventuais problemas no fornecimento ou manutenção de rotina.
Conforme o presidente do Grupo CEEE, Delson Martini, essas obras mudam, definitivamente, o perfil energético de atendimento aos municípios litorâneos. “Vão possibilitar melhor qualidade de vida aos moradores e veranistas de toda a região e, também, proporcionar condições reais de incremento da economia dos municípios do litoral norte, que poderão, a partir de agora, desenvolver projetos de atrações turísticas, com a ampliação da rede hoteleira, desenvolvimento do comércio e de indústrias”, concluiu. O consumo do litoral Norte, nos últimos dez meses, cresceu 9,5%, bem superior a média do Estado e “se não tivéssemos com estas obras já concluídas, certamente não conseguiríamos virar o ano sem um apagão nas praias do Litoral”, afirmou Martini, dirigindo-se aos prefeitos.
O presidente disse que a companhia dá demonstrações de que o Plano de Investimentos, lançado pela governadora Yeda Crusius, no Palácio Piratini, está saindo do papel, lembrando que as quatro grandes obras, concluídas pela CEEE, somente em 2007, “são motivo de orgulho para todos nós da empresa e começam receber reconhecimento da população gaúcha”. O prefeito de Xangri-Lá, Celso Bassani Barbosa, falando em nome dos colegas, lembrou recente censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou que quatro entre 10 municípios gaúchos que mais crescem são do Litoral “e mesmo assim a região sempre foi esquecida pelas autoridades”. Agradeceu à CEEE e à governadora pelo cumprimento das promessas e disse que as obras são de extrema importância aos moradores e veranistas.
Além da diretoria do Grupo CEEE e do prefeito de Xandri-Lá, estiveram no ato o vice-prefeito de Capão da Canoa, Valdomiro Novaski, e os prefeitos de Cidreira, Roberto Camargo, e de Osório, Romildo Bolzan Júnior. No final da tarde, ocorreu cerimônia de inauguração em Torres, com a presença do prefeito João Alberto Machado Cardoso, e do prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Márcio Dimer Biasi. Participaram também das inaugurações vereadores, empresários, líderes políticoas e empresariais da região.