Confira o funcionamento da Balsa entre São Valentim do sul e Santa Tereza

Desde o dia 09/02, o trajeto entre São Valentim do Sul e Santa Tereza, na Serra, é feito por uma balsa. A embarcação para transporte de veículos de passeio e de carga garantiu a retomada do tráfego para a população local e conexão entre o Vale do Taquari e a Serra, depois da queda da ponte que existia no local, que foi levada pelas chuvas de setembro de 2023. A contratação da balsa é fruto de um esforço do governo do Estado e das prefeituras locais para atender a uma situação de emergência na região.

Abaixo, confira perguntas e respostas sobre o funcionamento da balsa e tire suas dúvidas:

Qual o investimento do Governo do Estado para mobilização e desmobilização da balsa?
R$ 622,5 mil para mobilização e R$ 622,5 mil para desmobilização.

Quantos veículos já utilizaram a balsa desde o começo da operação?
Mais de 20 mil veículos.

Qual horário de funcionamento da balsa?
Das 6h às 20h, todos os dias da semana. O horário está sendo ampliado gradativamente de acordo com a operação e segurança da travessia, podendo chegar a 24 horas, conforme contrato.

Qual o percurso da travessia?
Cerca de 150 metros.

Qual a capacidade da balsa?
Ela comporta até 32 veículos leves por viagem.

Qual tempo médio de viagem: 15 minutos (12 minutos para embarque e desembarque e 3 minutos para a travessia).

Nos finais de semana, qual é o tempo médio de espera?

Desde o começo da operação, o número de horários de travessia foi ampliado, para diminuir o tempo de espera, principalmente nos finais de semana e feriados. Porém, é preciso levar em conta que o rio sofre alterações em função do volume de chuvas. Conforme a alteração do nível do rio, é preciso adotar algumas providências, como o nivelamento da rampa do lado de Santa Tereza, uma estrutura temporária, construída com uma finalidade específica, em um solo com características muito próprias. Nos últimos dois finais de semana, após os ajustes iniciais da operação, o tempo de espera não passou de uma hora. Anteriormente, durante o período de adaptação, este tempo chegou a ser de três horas.

Tarifa da balsa:

tabela