Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Licitação para obra do porto novo de Rio Grande deve sair este ano

Publicação:

20130815120149img-20130814-094430.jpg
setup-carga-20130815120149img-20130814-094430-jpg

 

 

Em reunião nesta quarta-feira (14), em Brasília, com o ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP) da Presidência da República, Leônidas Cristino, dirigentes da Secretaria de Infraestrutura e Logística e Superintendência de Portos e Hidrovias receberam o anúncio de que ainda este ano irá para licitação a obra do porto novo de Rio Grande. Este é dos tema de interesse do Governo do Estado que há muito tempo vem sendo tratado entre a Seinfra, SUPRG e SEP.


 No encontro, que contou com a presença do superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, o diretor geral da Seinfra Lauro Hagemann e o diretor de Logística e Integração da Seinfra, Geraldo Henriques Filho, foi feita uma revisão do atual estágio da obra de revitalização de 1.125 metros do cais do porto novo de Rio Grande, um investimento do governo federal de R$ 140 milhões. “Este investimento tornará o Porto de Rio Grande ainda mais competitivo e multiplicará a possibilidade de operações”, destacou o diretor geral da Seinfra.

 

Associado ao desenvolvimento do Porto de Rio Grande, a SEP, sintonizada com a SPH e Seinfra, assumirá o canal de acesso ao Porto de Pelotas e ao Porto de Porto Alegre no que diz respeito a investimentos na manutenção pelos próximos 10 anos. “Reivindicamos que, além da manutenção do canal, seja concluído o processo de balizamento para navegação noturna ao longo de todo o canal de acesso de Rio Grande até Porto Alegre”, disse o Obelar.


 Está também pactuada, por reivindicação da Seinfra e da SPH, a integração ao sistema de delegação à SPH do Porto de Estrela que também vai passar a ser um porto com contrato de gestão compartilhada com o Ministério dos Portos.

 

A previsão é de que o ministro Leônidas Cristino vá ao Rio Grande do Sul possivelmente no próximo mês visitar todas essas estruturas que passaram a ser de sua competência. “Recentemente, com a nova lei dos portos, o Estado tem atribuições, comando e gestão, por exemplo, nos portos de Rio Grande, Pelotas, Porto Alegre e Estrela. Agora é preciso celebrar contratos de gestão, estabelecer objetivos e metas e atingir resultados”, considerou o superintendente da SPH.

 

Secretaria de Logística e Transportes