Obras na ERS-400 foram pauta de audiência com secretário dos Transportes

Vereador buscou melhorias na rodovia para o desenvolvimento da região

Por Bernardo Figueira / Kika Rauber

Na manhã desta segunda-feira (17), o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, esteve reunido com o vereador de Sobradinho, Luiz Freitas (Maninho), onde discutiram a situação da rodovia entre Candelária e a localidade de Vila União - ERS-400, como também mudanças no trevo principal de entrada à Sobradinho.

O trecho reivindicado compreende 26,3 quilômetros de extensão e faz parte do Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias – Crema Santa Maria. O serviço executado pelo Governo do Estado através da Secretaria dos Transportes e Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – Daer, integra o Acordo de Resultados 2017.

De acordo com Freitas, a urgência desta obra se dá pela grande importância de melhorias no trânsito e desenvolvimento da região. “Após receber uma série de relatos de usuários, vemos que há necessidade de modificações e reparos urgentes para melhorar o tráfego no local e, deste modo, evitar acidentes”, ressaltou o vereador.

Na reunião foi reiterada a solicitação anterior, em que a posição foi de iniciar as obras na subida da Serra, uma vez que, a situação da estrada tem piorado com o grande volume de chuvas no último mês.

O titular da pasta dos Transportes, informou que existem dificuldades para o atendimento do Crema, pois na semana passada os recursos de R$ 33 milhões provenientes da Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE, foram bloqueados pela justiça para pagamento de precatórios do Estado. “Quando houver condições e desbloqueio de recursos, as obras iniciarão”, afirmou.

Westphalen destacou também que as obras na ERS-400 entre Vila União – Sobradinho seguem a todo vapor através do Programa Restauro “ os trabalhos iniciaram e não vão parar, foram superados todos os entraves para que o restauro do trecho seja executado sem interrupções” disse ele.

Rodovia liga Candelária e a localidade de Vila União - ERS-400.
Trecho entre Candelária e Vila União receberá duas novas camadas de pavimento pelo Programa Restaura - Foto: Divulgação / DAER

As obras compreendem 19,6 quilômetros e fazem parte do lote 6 do Programa Restauro, financiado pelo Banco Mundial (Bird). No total, serão investidos R$ 11,8 milhões na recuperação tanto da ERS-400 quanto da RSC-481, entre Cerro Branco e Novo Cabrais.

Sobre o Trevo, o secretário ressaltou que nos próximos dias o Daer, enviará uma equipe para realizar um levantamento técnico e ver a viabilidade da obra.

Também participaram da reunião o deputado estadual, Adolfo Brito e o chefe de gabinete do deputado estadual Edson Brum, Lody Andriotti.

Acordo de Resultados

O Programa Crema e o Restauro integram o Acordo de Resultados 2017, assinado por todas as secretarias e vinculadas e que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Os compromissos firmados envolvem o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.