Pavimentação asfáltica é uma busca da região Noroeste e Sudeste

Lideranças municipais estiveram na Secretaria dos Transportes buscando soluções para as estradas.
Lideranças municipais estiveram na Secretaria dos Transportes buscando soluções para as estradas - Foto: Sabrina Dias/ST
Por Sabrina Dias / Kika Rauber

Em busca de informações e respostas para solucionar os problemas nas estradas da região, representantes políticos de Amaral Ferrador, Catuípe, Ajuricaba e Nova Ramada, estiveram reunidos com o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, nesta quarta-feira (26).

No município de Catuípe, o prefeito Joelson Baroni, questionou a existência de um projeto para a pavimentação asfáltica do acesso ao município, na ERS-218, que liga à ERS-342. O líder municipal ressalta, que falta apenas três quilômetros a serem asfaltados. “Estamos buscando uma área para criar um distrito industrial, e o acesso será importante para o desenvolvimento de Catuípe”, afirmou Baroni. Segundo o deputado estadual, Eduardo Oliveira, que acompanhou a audiência, a via é uma importante ligação ao aeroporto de Santo Ângelo, que em breve iniciará as operações.

O titular da pasta dos Transportes disse que a demanda será encaminhada ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem – Daer, para analisar e buscar a existência de um projeto, “vamos estudar as alternativas possíveis e ir em busca de recursos”, disse Westphalen.

Os municípios da região Noroeste, Ajuricaba e Nova Ramada, também reivindicam por pavimentação asfáltica da rodovia que passa pelas duas cidades, a ERS-514. O prefeito de Ajuricaba, Ivan Chagas, afirmou que a estrada de chão está em péssimas condições e prejudica a trafegabilidade dos produtores da região, “nós temos a maior bacia leiteira que escoa o produto pela rodovia”, salientou o prefeito. Chagas solicitou um termo de cooperação técnica entre a Secretaria dos Transportes, o Daer e o município, para que a prefeitura possa realizar a manutenção da estrada. O deputado estadual ressaltou que além de ser uma importante estrada para escoar a produção de sementes, forte na região, a ERS-514 liga até a região das Missões.

A demanda será encaminhada para o Daer, afirmou Westphalen, e salientou que vai procurar resolver as questões de maior urgência na rodovia que afeta a trafegabilidade dos munícipes.

O vice-prefeito de Nova Ramada, Elton Rehfeld, aproveitou a ocasião para solicitar o acesso asfáltico ao município, na ERS-539. O secretário destacou que neste momento poderá realizar um termo de cooperação técnica para que a prefeitura realize a manutenção da estrada.

Em Amaral Ferrador, o prefeito Nataniel Val Candia, expôs as dificuldades que os moradores que utilizam a ERS-354 têm enfrentado com a rodovia. São 38 quilômetros de estrada de chão, um importante acesso à BR-116, que dificultam o tráfego de transporte escolar, de ambulâncias e outros veículos, salientou o prefeito.

O secretário dos Transportes disse que junto aos departamentos responsáveis irá buscar uma solução, “Estudaremos qual parceria podemos realizar com o município e daremos uma resposta”, completou Westphalen.

Também estavam presentes o prefeito de Coronel Barros, Edson Arnt, vereadores e secretários dos municípios.