Secretaria dos Transportes e Daer programam melhorias na segurança viária da região Norte do Estado

Serviços de sinalização devem iniciar em 2018 na ERS-324, ERS-332 e RSC-153

Próxima etapa do restauro no trecho entre Natalino e Lagoa Bonita é a implantação da sinalização.
Próxima etapa do restauro no trecho entre Natalino e Lagoa Bonita é a implantação da sinalização - Foto: Divulgação/Daer
Por Assessoria de Comunicação Social - Daer

A Secretaria dos Transportes, através do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), avança na melhoria da infraestrutura rodoviária do Norte do Rio Grande do Sul por meio de investimentos na segurança viária. As rodovias ERS-324, ERS-332 e RSC-153 devem receber reforço na sinalização ainda em 2018 graças à aprovação de procedimento licitatório para execução dos serviços. A autorização foi dada pelo Conselho de Administração da autarquia, em reunião realizada nesta sexta-feira (17).

As rodovias beneficiadas pertencem ao Programa Restauro, financiado junto ao Banco Mundial (Bird). A ERS-324 teve as obras de recuperação concluídas no primeiro semestre deste ano e terá nova sinalização nos seguintes trechos: de Natalino a Pontão, de Pontão a Lagoa Bonita e de Lagoa Bonita ao entroncamento da BRS-153 (para Carazinho).

Já a ERS-332 e a RSC-153 estão com obras em andamento. O pavimento da ERS-332 deve ser finalizado no primeiro semestre de 2018 no trecho de 38,08 km que contém os dois segmentos incluídos no programa. Eles vão do entroncamento da BRS-153/471 (para Barros Casal) até o Acesso Oeste a Soledade; e do acesso Oeste a Soledade até Espumoso (início do trevo municipal). A sinalização será executada assim que encerrarem os serviços na pista.

Na RSC-153, a restauração deve perdurar ao longo do próximo ano e atinge um total de 41,6 km. Eles estão divididos em dois pontos, sendo o primeiro do entroncamento da BRS-386/ERS-332 (para Soledade) ao entroncamento da RSC-471 (contorno de Soledade). O outro vai do entroncamento da RSC-471/ERS-332 (contorno de Soledade) ao entroncamento da RSC-472 (contorno de Barros Cassal). Assim como na ERS-332, a segurança viária depende da finalização do pavimento para ser executada.