Secretário Pedro Westphalen vistoria a ERS-786 e recebe demandas da região

Recapeamento da rodovia deve ficar pronto em março.
Secretário Pedro Westphalen vistoria a ERS-786 - Foto: Kika Rauber
Por João Pedro Zettermann / Kika Rauber

Durante o verão, os municípios da região litorânea são os mais visados do estado. Com uma grande quantidade de pessoas se dirigindo para as praias devido ao período de férias, cresce a demanda por estradas qualificadas, que favoreçam o acesso para as cidades. Diante disso, o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, esteve vistoriando, nesta sexta-feira (17), a ERS-786, conhecida como Interpraias.

Acompanhado de lideres regionais e de representantes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o titular da pasta dos transportes conferiu de perto as condições da rodovia.

Ao longo do roteiro pela região litorânea, Westphalen recebeu do prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto, e do vereador, Marcelo Berneira, uma solicitação para obras de recapeamento asfáltico no trecho da ERS-786 entre as avenidas Salvador e Roma, além de revitalização do canteiro central e duplicação do trecho entre Tramandaí Sul e a ERS-030.

Segundo o prefeito, as obras são uma reivindicação antiga da comunidade e são vistas como muito importantes, já que o trajeto dá fluidez ao trânsito. “A Interpraias liga Tramandaí a região sul do nosso litoral. Essas obras ajudariam a diminuir o trânsito e oxigenar a comunidade e o comércio local, permitindo o crescimento da cidade”, afirmou.

Já para o vereador de Tramandaí, Marcelo Berneira, uma parceria com o estado é necessária para o melhor desenvolvimento da região. “Nós queremos fazer uma parceria. Temos aqui na ERS-786 um trecho, de aproximadamente 3,4 quilômetros, que não existe duplicação. O grande problema atual da Interpraias são os congestionamentos, e ter um trecho não duplicado faz com que isso continue sendo rotina para nós. Para os moradores prejudica muito o acesso”, afirmou.

O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, afirmou que a intenção é finalizar uma parte do recapeamento do trecho já em março. “Estamos atuando na ERS-786 desde novembro, na Operação Verão. Foram realizados vários serviços de manutenção, como tapa buracos e sinalização. Agora queremos fazer o recapeamento desse trecho. Pretendemos, já em março, finalizar os trabalhos”, disse o titular da pasta.

De acordo com o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, a expectativa é realizar novos serviços na estrada em breve. “ Agora com a assinatura do novo contrato de conservação da 16ª Superintendência Regional do Daer, em Osório, vai ser possível a realização de serviços mais específicos, que pode incluir recapeamento”, salientou.

Durante o roteiro Westphalen reuniu-se também com o prefeito de Cidreira. O superintendente do Daer em Osório, João Batista, acompanhou as vistorias.