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ST e Porto de Rio Grande apresentam recorde em movimentação em 2016

Mais de 38 milhões de toneladas passaram pelo complexo portuário gaúcho

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Coletiva ST e porto de Rio Grande.
A carga geral, que engloba setores como a celulose, toras de madeiras e outros, foram os grandes destaques. - Foto: Kika Rauber / ST
Por Sabrina Dias / Kika Rauber

Vinculado a Secretaria dos Transportes, o maior complexo portuário do Rio Grande do Sul, o porto de Rio Grande, atingiu o melhor desempenho da história em movimentação de cargas no ano de 2016. A carga geral, que engloba setores como a celulose, toras de madeiras e outros, foram os grandes destaques.

Em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (17), o Secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, junto com o superintendente do porto de Rio Grande, Janir Branco e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco apresentaram o desempenho obtido em 2016 e as expectativas para 2017.

Nos últimos dois anos, o apoio da iniciativa privada foi importante para os bons resultados atingidos, garante o titular da pasta dos Transportes. “Com determinação do governo do Estado, realizamos um planejamento para a recuperação das hidrovias gaúchas. E com as parcerias privadas podemos potencializar o porto de Rio Grande e a movimentação na hidrovia”, afirmou Westphalen.

Foram mais de 38 milhões de toneladas que passaram pelo complexo portuário gaúcho no último ano, um aumento de 1,4% quando comparado a 2015. “Apesar do momento econômico do estado e do país, nossos números são bastantes positivos, atingimos a melhor marca em 100 anos”, disse o superintendente do porto.

A carga geral teve crescimento de 17,2% e os granéis líquidos subiram 12,5%, já os granéis sólidos tiveram um recuo de 6,1%. O milho e a cevada também aumentaram no ano de 2016, respectivamente, de 14,7% e 32,9%. “Nosso porto possui uma grande vocação agrícola por ser a principal produção do Rio Grande do Sul. Este ano vimos o crescimento de outros setores e o recuo dos granéis sólidos que já eram esperados diante do mercado nacional e internacional”, afirmou Branco.

O investimento da Celulose Riograndense também contribuiu para os números registrados no porto de Rio Grande, foram movimentadas mais de 1,4 milhão de toneladas de celulose no porto. Westphalen também destacou, que junto com a Celulose Riograndense, outro fator contribuiu para a movimentação na hidrovia interior. “A reativação do terminal de contêineres Santa Clara, teve um aumento significativo no fluxo da hidrovia”, disse o titular da pasta dos Transportes. A navegação interior em 2015 representava 12,8% e em 2016 foi ampliada para 14,5%.

Para 2017, as expectativas são positivas, garante o superintendente, no segundo semestre do ano será concluída a fase de modernização do Cais do Porto. “Esperamos com essa modernização poder aumentar o calado, o que permitirá trazer navios maiores”, concluiu.

Também participaram da reunião o secretário-adjunto dos Transportes, Vanderlan Frank Carvalho, e o diretor técnico do Porto de Rio Grande, Darci Tartari.

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