Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Investimento de R$ 100 milhões do governo na pavimentação da ERS-354 incentiva a economia de Amaral Ferrador

O acesso à cidade da região Sul do Estado está entre as 19 ligações asfálticas com obras em andamento no Rio Grande do Sul

Publicação:

ERS 354
Mais de 6 km da estrada entre Amaral Ferrador e BR-116 já receberam revestimento asfáltico - Foto: Divulgação / Daer

Os 37,42 km que ligam o município de Amaral Ferrador à BR-116, pela ERS-354, estão recebendo serviços de pavimentação, limpeza, drenagem e terraplenagem, obras que vão viabilizar um acesso asfáltico de qualidade para a população da região. A obra é executada pelo governo do Estado, por meio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt). Com investimento total de R$ 100 milhões, o projeto faz parte do Plano Rio Grande, programa liderado pelo governador Eduardo Leite para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. Esta é a quinta reportagem da série que aborda os investimentos do Plano Rio Grande.  

Até o momento foram implantados 6,84 quilômetros de revestimento asfáltico. Além disso, as etapas se encontram no km 17,64 da obra, com serviços de limpeza e terraplenagem. A camada de sub-base já está pronta em 13 km e a de base, em 8 km. Além disso, a implantação dos bueiros e demais sistemas de drenagem já foram concluídas até o km 18,5. 

Na imagem está Ana Lucia Pogorzlski, uma mulher branca com cabelos castanhos presos e que veste camiseta azul floreada e óculos discretos.
Agricultora Ana Lucia Pogorzlski disse que com manutenção da estrada família mudou perspectiva e agora quer morar no local - Foto: Divulgação / Daer
A movimentação anima a agricultora Ana Lucia Pogorzlski, que destaca o empenho das equipes. “Mesmo sem o asfalto ter chegado ainda aqui em casa, as equipes estão fazendo manutenção, arrumando, dá para gente andar, sem buraqueira”, diz. 

Segundo ela, a pavimentação muda a perspectiva da família. “Teve uma época que a gente ficou até desgostoso, queria ir embora para cidade. Mas hoje não quero mais, quero morar aqui, quero ver o asfalto passar em frente da minha casa”, afirma. 

O mesmo sentimento é manifestado pelo agricultor Cylon Lucas, o qual afirma que o acesso asfáltico vai facilitar a vida para ele e para todos da região. “Favorece a todos, a propriedade vai ficar mais valorizada com o asfalto. Estou animado porque a obra está em bom andamento, vão cumprir o que estão falando, vão chegar em Amaral Ferrador”, comenta. 

Cylon Lucas
Cylon Lucas espera que obras de melhorias e pavimentação valorizem sua propriedade e facilite a vida na região - Foto: Divulgação / Daer
Segundo o secretário da Selt, Juvir Costella, as obras de acesso asfáltico mudam as regiões e impactam no dia a dia das pessoas. “Estamos encurtando distâncias trazendo conforto e segurança para o trânsito local, mas também para impulsionar a economia com o escoamento da produção”, frisa Costella. 

O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, destaca que as diferentes frentes de trabalho estão contribuindo para o bom andamento da obra.  

O acesso a Amaral Ferrador pela ERS-354, está entre as 19 ligações asfálticas em andamento no Estado. Desde 2019, outras 24 foram entregues, e o governo se prepara para iniciar mais oito acessos. Para assistir a produção, clique aqui.

Investimentos do Plano Rio Grande 

Série de reportagens percorre regiões gaúchas e mostra histórias reais de quem vivencia os benefícios dos investimentos do Plano Rio Grande no dia a dia da população. 

 

Secretaria de Logística e Transportes